A Soberania de Deus

A Soberania de Deus

junho 19, 2018 1 Por Wederson Marcos

Quando estudamos os atributos incomunicáveis de Deus, aparece na classificação a Soberania de Deus. Soberano é alguém que tem autoridade suprema, ou seja, uma pessoa de que se emana a autoridade. Esse título é dado normalmente aos reis, cujo tempo de poder não é restrito a um período, como um presidente um chefe de Estado que cumpre mandato temporal. Mas os soberanos da terra não são eternos, eles morrem e precisam ser substituídos por seus sucessores naturais.




Deus é soberano absoluto por ser eterno e Todo-poderoso. A soberania de Deus diz respeito à sua autoridade suprema. Ele manda! Ele é o Senhor absoluto, portanto, digno de ser acatado sem qualquer contrariedade.

Deus só “não pode” fazer algo que negue Seu caráter. Tiago diz:

(…)Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Tg 1.13.

Portanto, mentir, ser tentado pelo e tentar alguém ao mal ou ser infiel são coisas que Deus não pode fazer porque contraria o Seu caráter. Por isso, não podemos concordar com o supralapsarianismo que coloca Deus na posição de quem incita os não eleitos ao pecado, embora os supralapsarianistas justifiquem dizendo que Deus continua sendo justo e bom, sem que tenha culpa do pecado praticado pelo homem a quem Ele incitou.

Contudo, Deus é libre para fazer o que quiser, pois não há ninguém acima dEle. Deus poderia ser um tirano se quisesse, e quem escaparia da sua mão? Quem teria força para enfrentá-lo? Seria um ser amedrontador e terrível; entretanto, a bondade, a misericórdia e o amor integram absolutamente o Seu caráter, embora Deus seja temível e tremendo:

Porque o SENHOR Altíssimo é tremendo e Rei grande sobre toda a terra (Sl 47.2).

Tu, tu és temível; e quem subsistirá à tua vista, se te irares? (Sl 76.7).

Fazei votos e pagai ao SENHOR, vosso Deus; tragam presentes, os que estão em redor dele, àquele que é tremendo (Sl 76;11).




A Soberania de Deus – Deus é bom!

Podemos perceber com os versículos supracitados que Deus é tremendo, mas Ele também é Bom:

Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia (Sl 34.8).

O SENHOR é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras (Sl 145.9).

Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre (Sl 107.1).

Uma das melhores descrições sobre a soberania de Deus nas Escrituras Sagradas é esta:

O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e, desde o esterco, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo (1 Sm 2.6-8).

 

Leia também: Versículos de como ser um BOM AMIGO!