Casamento é uma instituição Divina?

Casamento é uma instituição Divina?

agosto 26, 2018 1 Por Palavra em Prática

Casamento é uma instituição Divina? Muitos já me perguntaram sobre isso, por isso, resolvi escrever esse artigo para responder essa questão. Escreverei uma séria de 16 artigos referentes ao Casamento e à Família. Fique atento.

Ao criar a mulher, Deus procurou atender às necessidades afetivas do homem e, consequentemente, da mulher, e também atender à procriação e perpetuação da raça humana (Gn 1.26).

Casamento: um projeto de Deus

O surgimento da família vem através da união de um homem com uma mulher, pois foi assim que o próprio Deus planejou. O casamento não é invenção do homem, vem de Deus. Deus é o mentor. Foi Ele o primeiro juiz da paz a celebrar um casamento, pois nasceu no Seu coração a união entre Adão e Eva, formando assim a família, uma das Sua obras primas.

Uma adjutora para o homem

Deus idenficou que homem estava só, mesmo depois de várias criações. Então, disse o Senhor:

[…] far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele (Gn 2.18).

Portanto, a ajuda da mulher é substancial ao homem. Corresponder é falar a mesma linguagem, é estar à altura. Todos os animais tinham o seu par, mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. Então, Deus criou a mulher da própria costela do homem. É importante ressaltar que o casamento é uma instituição monogânica. A Bíblia diz:




Deixará o homem pai e mãe e unir-se-á à sua mulher” (Gn 2.24).

Logo, perceba uma única correspondência de um para um. Não se aceita a bigamia e poligamia. Cada um tenha a sua própria mulher e cada uma tenha o seu próprio marido (1 Co 7.2).

As necessidades afetivas do homem e da mulher

O homem e a mulher têm carência afetiva. A atração física faz com que eles coabitem e o sexo, além da procriação, atende a uma necessidade orgânica. Mas, infelizmente, muitos segmentos religiosos ignoram esse fato.

A vida íntima dos cônjuges faz parte do plano de Deus. Só o casamento santifica e legitima a união sexual entre marido e mulher. Portanto, é o método lícito, moral e puro.

Logo, não há nada de errado nem sujo na união sexual de marido e mulher legitimamente casados entre si. A ordem de Deus é que as atividades sexuais do homem e da mulher sejam concretizadas dentro do casamento. Para o cristão, não há outra forma de se estabelecer um relacionamento íntimo moralmente correto entre um homem e uma mulher, senão através do casamento. Mas, infelizmente, muitos tem distorcido essa ideia.

A procriação e perpetuação da raça humana

O homem e a mulher receberam a incubência da procriação, isto é, povoar a terra e perpetuar a raça humana. Sendo assim, cada casal contribui com sua parcela. A geração de filhos é a coisa mais linda e consagrada que vereficamos na união de um casal. Além de serem considerados herença do Senhor (Sl 127.3), os filhos são os frutos do ventre e a felicidade do casamento. Eles não são um mero acidente biológico, mas o planejamento de Deus para preservar a espécie humana. A propagação do gênero humano foi entregue aos cônjuges, que deverão exercer com responsabilidade e amor essa ordenança do Senhor.




Casamento: uma só carne

A união física do casal deve ser com amor e consensual. A Palavra de Deus mostra essa união em uma só carne (Gn 2.23). Portanto, não é apenas sexo. Mas, também, é sentir a dor um do outro. É complementar um ao outro. É felicidade de um alcançando também o outro. Portanto, é estar intimamente ligados de corpo e alma.

Melhor é serem dois do que um

A passagem bíblica de Eclesiástes 4.9-12 enfatiza o companheirismo e ajuda mútua. No casamento, as duas pessoas se comprometem a viver uma em função da outra, procurando o entedimento, a compreensão e compartilhando todos os momentos da vida juntos, não importando quias sejam eles. Portanto, o relacionamento e o companheirismo fazem parte do viver em sociedade (Gn 1.31).

Deus não quer ninguém vivendo na solidão nem isolado

Deus viu que não era bom o homem estar só. Mesmo no meio de tantas criações, o homem estava solitário. Às vezes, estamos rodeados de pessoas e é como se estivéssemos sozinhos. Por isso, precisamos de alguém especial para estar ao nosso lado. O homem precisa de uma auxiliadora. A mulher é considerada o radar do marido e sua grande conselheira.

Firmado em Deus

O casamento precisa estar firamdo em Deus. Foi Ele quem criou e Ele sabe preservar, sabe consertar; porque o cordão de três dobras não se rompe facilmente (Ec 4.12). A família foi criada por Deus para cumprir Sua vontade e é a coroa da Sua criação. O casal precisa temer aos Senhor para que vá bem e seja bem-aventurado, para que o seu lar seja de harmonia e felicidade (Sl 128).

O casamento é uma instituição honrada (Hb 13.4). Ele é mais que um contrato. Portanto, consideramos um pacto sagrado, uma aliança divina. O casamento é algo de destaque e deve ser honrado por todos. Mas, infelizmente muitos não pensam assim.

Casamento: uma criação indissolúvel

O casamento é totalmente sedimentado nas Sagradas Escrituras. O casamento não é um contrato social, mas uma aliança permanente entre um homem e uma mulher. O casamento não pode ser em caráter experimental, mas definitivo. O casamento tem características marcantes que o torna diferente de todas as demais instituições. Querem acabar com o casamento, mas não conseguirão, pois o que Deus faz, ninguém pode desfazer.

O manual do fabricante é a Bíblia Sagrada

Quem criou o casamento forneceu o manual de uso. Todo equipamento precisa de orientações para o seu manuseio e funcionamento. Quem não seguir as instruções do fabricante poderá danificar o seu produto. A Palavra de Deus é o manual, a bússola, o direcionamento. A Bíblia está recheada de regras básicas para manter o nosso casamento forte e família unida. Portanto, precisamos consultar e praticar diariamente as regras que contém na Bíblia.

Quem quer se dar bem na vida deve cumprir as regras

Os casais cristãos devem se conscientizar de que enquanto não forem observados os princípios bíblicos concernentes ao casamento não terão o sucesso esperado. Há leis que grem o lar. Se, em algum momento, elas forem desrespeitadas, trarão consequências graves à família. O casal deve viver as ordenanças divinas, sempre obedecendo aos princípios que Deus estabeleceu para o casamento, para que a família goze das bênçãos prometidas. Portanto, podemos afirmar que a casa é uma construção de cimento e tijolos, no entanto, lar é uma construção de valores e princípios.




O casamento é uma instituição moral. Portanto, ele mostra valores, crenças, princípios e costumes que orientam o comportamento da sociedade no casamento de acordo com a natureza de Deus. A imoralidade na área sexual é um mal, assim como a indecência de não saber possuir o próprio corpo em santificação e honra (1 Ts 4.4). O cristão deve conservar-se puro, pois a imoralidade deforma o caráter diante de Deus e apaga a imundícia. As práticas ilícitas são abomináveis ao Senhor (Rm 1.26-26).

Três pilares que sustentam o casamento

Existem três pilares que sustentam o casamento. O primeiro deles é a presença de Deus. Podemos afirmar que a presença de Deus fortalece o espírito e dá consistência e harmonia ao casamento, levando o casal a adorar a Deus em espírito e em verdade (Jo 4.24). O segundo pilar do casamento é o amor. Podemos afirmar que o amor enche o coração. O terceiro pilar é a responsabilidade. Portanto, podemos assegurar que a responsabilidade é a tarefa de cuidar um do outro.

Quando estabelecido segundo a vontade de Deus e orientado de acordo com a Bíblia, o casamento tem a garantia do sucesso. O casamento firmado em Cristo produz resultados surpreendentes, passando por cima das barreiras e sendo exemplo de união perfeita para a sociedade. Mas, infelizmente estão tentando acabar com essa instituição. Portanto, oremos para esse propósito.
Leia também: A Chamada de Abraão!