Teologia Sistemática

É importante, nesse primeiro momento expor algumas definições de Teologia Sistemática, portanto, leia cada uma cuidadosamente. O teólogo B. B. Wafield de Princenton, define-a da seguinte maneira:

O ramo do estudo teológico que segue um esquema projetado pelo homem, ou uma ordem de desenvolvimento, ou seja, apresentação da doutrina que tenta incorporar em seu sistema toda a verdade de Deus e de seu Universo, de qualquer fonte.

Portanto baseado no conceito acima, podemos entender que teologia sistemática refere-se a uma construção teológica coerente, ordenada e sistematizada que visa compreender a pessoa de Deus e sua relação com os seres humanos a partir de uma cosmovisão cristã.

Outro renomado teólogo batista, Wayne Grudem, define da seguinte maneira:

Teologia sistemática é qualquer estudo que responda à pergunta ‘O que a bíblia como um todo ensina hoje acerca de qualquer tópico?’

Particularmente gosto muito dessa definição. Perceba que Grudem faz questão de usar a bíblia como um todo, ou seja, não apenas textos isolados sem observar os contextos. Outro ponto interessante nessa definição é que a Bíblia tem a resposta para qualquer área da vida, portanto qualquer situação da existência humana. Tudo se resume na Palavra de Deus.

Divisão da Teologia Sistemática em uma Perspectiva Pentecostal

Os livros de teologia são divididos em algumas matérias principais, contudo a maioria segue uma linha padrão de divisão:

  1. Bibliologia.
  2. Teontologia ou Teologia Própria.
  3. Cristologia.
  4. Pneumatologia.
  5. Angelologia.
  6. Antropologia.
  7. Hamartiologia.
  8. Soteriologia.
  9. Eclesiologia.
  10. Basileia.
  11. Escatologia.

Essa é divisão utilizada na maioria dos livros de teologia sistemática. Se você abrir um livro de teologia sistemática agora, verá essas matérias em suas páginas. Alguns livros trarão outros matérias ou até mesmo outra nomenclatura para algumas dessas matérias, mas o conteúdo se resume ao supracitado.

Aqui você encontrará conteúdos relacionados a cada matéria da Teologia Sistemática, ou seja, fique sempre atento aos novos conteúdos.