Três tipos de pessoas em relação ao Reino de Deus

Três tipos de pessoas em relação ao Reino de Deus

outubro 13, 2018 0 Por Genilson Alvez

E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. Mc 12.34.

Este é o relato do intenso terceiro dia da última semana de Jesus. Sabemos que este dia foi cheio de controvérsias e ataques da parte dos líderes religiosos. Aqui vemos como os grandes inimigos se ajuntaram na tentativa de destruir a Verdade de Deus. Dentre eles, os fariseus, os herodianos e os saduceus que não se gostavam, se ajuntaram para atacar Jesus. Um ataque em massa contra o nosso Senhor e Salvador. Eles não aguentaram a autoridade e a ousadia de Jesus. Eles não conseguiram aceitar que este rabino ‘descredenciado’ da Galiléia fosse realmente o Messias. Por isso, eles queriam um outro tipo de Messias. Como consequência disso tudo, a ira deles aumentava a cada segundo, a cada tentativa frustrada eles ficavam mais irados. Mas, era uma frustração atrás de outra.

Esse homem não estava buscando uma resposta sincera para que ele pudesse colocar em prática. De acordo com o contexto de Marcos vemos que esse escriba queria ‘testar’ Jesus. Ele, assim como os outros, queria que Jesus fracassasse, e assim, eles tirariam o crédito de Jesus com o povo e achariam argumento para condená-lo.


Maior mandamento de Jesus?

Após a resposta de Jesus sobre qual seria o maior dos mandamentos e a concordância do escriba com a interpretação de Jesus sobre o assunto, agora, Jesus faz uma importante revelação do quadro daquele escriba. Revelação tal que nos traz importantes reflexões sobre o Reino de Deus e o acesso ao mesmo.

Temos razão para agradecer a Deus por terem sido propostas tantas questões ao nosso Senhor. Sem elas, talvez, nunca teriam sido proferidas as admiráveis palavras de sabedoria contidas nas três respostas do nosso Senhor. Aqui, como em muitos outros casos, vemos como Deus pode converter o mal em bem. Deus pode fazer com que os mais maliciosos assaltos de seus inimigos redundem em bem para a sua igreja e em louvor para Si mesmo. Ele faz a inimizade dos fariseus, saduceus e escribas instruir o Seu povo. (J.C. Ryle – Meditações no Evangelho de Marcos, pg. 155).

O que é o Reino de Deus?

O Reino de Deus é o lugar onde Jesus reina, onde ele é obedecido. Na Bíblia, o Reino de Deus é um reino espiritual que um dia dominará tudo. Portanto, esse reino começou agora, dentro do coração de cada pessoa que confessou Jesus como seu único Senhor e Salvador.


Quem está longe do Reino de Deus?

Aqueles que vivem na impiedade e que não conhecem a Deus nem obedecem a sua Palavra vivem longo de Reino de Deus. São os que rejeitam de forma veemente o testemunho de Cristo quando são visitados por sua graça através da Palavra. Com isso, dessa forma, vivem uma vida carnal e dissoluta na constante prática do pecado.

Quem está perto do Reino de Deus?

São os que conhecem apenas a letra, como o caso do escriba aqui comentado. Ou mesmo os que foram ensinados desde pequenos em uma família cristã. Até mesmo os que vivem apenas uma religiosidade superficial, etc. Os que estão perto do Reino, gozam muitas vezes até de respeito dentro da sua comunidade por ter, quem sabe, cargos de liderança, como era o caso de Judas, o discípulo de Jesus. Ele andou lado a lado com o Mestre, aqui vemos de forma categórica, que estar perto, de modo algum, é o mesmo que está dentro do Reino de Deus. Como é triste para uma pessoa está tão perto e não conseguir a vida eterna.

Os que estão dentro do Reino de Deus



O que é necessário para estar dentro do Reino de Deus?

É preciso experimentar o novo nascimento pela regeneração do Espirito Santo e da Palavra de Deus. Portanto, é  necessário conhecer Jesus e manter um relacionamento contínuo com Ele, desenvolvendo assim a nossa salvação.

Não descansemos até que nos encontremos dentro do reino de Deus. Portanto, até que tenhamos arrependido verdadeiramente e, até que tenhamos crido realmente e até que tenhamos sido feitos novas criaturas em Jesus Cristo. Se, porventura, descansarmos satisfeitos, somente por não estarmos ‘longe do reino de Deus’, finalmente descobriremos que estamos proibidos de entrar nele para sempre. (J.C.Ryle – Meditações no Evangelho de Marcos – Ed. Fiel, pg.158).

Leia também: Versículos sobre a ONIPRESENÇA de Deus!