Versículos de como ser um BOM AMIGO

Versículos de como ser um BOM AMIGO

junho 16, 2018 2 Por Wederson Marcos

A Bíblia está repleta de instruções para nosso dia a dia. Nesse texto irei mostrar 4 versículos bíblicos de como ser um bom amigo. Afinal, o mundo está muito caótico, logo precisamos entender a importância de sermos amigos!

Como ter amigos nos momentos difíceis?

Irei começar com um versículo do livro de Provérbios, não poderia ser diferente, pois Provérbios é um dos livros da Bíblia que mais nos ensina sobre questões cotidianas.

Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Provérbios 17.17.

Perceba no texto a preocupação do autor em realçar a importância de se amar o amigo em todo o tempo, ou seja, sem escolher os momentos ou circunstâncias para se demonstrar a amizada. A partir disso, nascerá uma amizade forte e duradoura e nos momentos difíceis você terá alguém que realmente se importa.




Um bom amigo – A parábola do bom Samaritano

E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.

O amigo samaritano (grifo meu)

Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. Lucas 10.25-37.

A Parábola do Bom Samaritano sem dúvida é muito conhecida por muitos. Essa parábola demonstra claramente a solicitude de um homem e com isso naturalmente o início de uma amizade. Já escrevi aqui no site sobre a Parábola do Bom Samaritano, por isso, não irei detalhar muito mais. Acesse e Confira!




Como ser amigo de Jesus?

 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. João 15.11-17.

Nesse texto do evangelho escrito por João, Jesus dá uma dica de como sermos seus amigos, ou seja, existem coisas que precisamos fazer. Nas últimas instruções aos seus discípulos, fica claro que a vontade de Jesus é ser nosso amigo, mas para isso, precisamos obedecer seus preceitos!

Seja solidário com o próximo e será um bom amigo!

Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,
Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo. Romanos 16.1,2.

Paulo alerta da importância de ajudar os santos no que convém, através dessas solicitudes grandes amizades irão surgir.

 

Wederson Marcos dos Santos.
Professor de Escola Bíblica na ADPEL Vila Mariana.
Graduando em Teologia pela Faculdade Assembleiana do Brasil – FASSEB. Aprendiz de Teologia.
YouTuber Cristão: Wederson Marcos!
Graduado em Sistemas de Informação pela UFG.