Jesus Realmente era Humano?
janeiro 3, 2023Todo estudante da bíblia, em algum momento já se perguntou isso: Jesus realmente era humano?
A distinção clara entre as duas naturezas de Jesus ocorre por meio do seu nascimento. Jesus nasceu de uma mulher (Gn 4.4), com isso, subentendemos sua humanidade. Porém, sua concepção ocorreu por obra do Espírito Santo (Mt 1.18). Seu nascimento é único na história. Essa singularidade tem causado indagações, dúvidas e controvérsias, resultando na aceitação, pela fé, para alguns e na recusa, pela incredulidade, para outros.
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5.
Na Cristologia paulina, encontram-se as respostas necessárias que resolveriam a questão daqueles que opinaram sobre a divindade e a humanidade de Jesus em versões diferentes, gerando polêmicas vazias e controvérsias desnecessárias. Vários concílios foram reunidos ao longo da história para debater questões relativas à pessoa de Cristo, envolvendo Sua humanidade, Sua divindade em relação ao Pai, ou seja, a Deus.
Na genealogia apresentada por Mateus, Jesus descende de Davi (Mt 1.1-17). Porém, na genealogia relatada por Lucas, Jesus descende de Adão, assim como todos os homens (Lc 3.23-28). O próprio Jesus referiu-se a si mesmo como homem.
Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto. João 8:40.
Para confirmar a consciência da Sua humanidade, Jesus referiu-se constantemente a si mesmo como o Filho do Homem (Mt 8.20; 20.28; Lc 7.34, etc). O apóstolo Paulo destaca a humanidade de Jesus.
Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. Romanos 5:15.
Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. 1 Coríntios 15:21.
Leia também: O Que Significa Deus El-Shadai – Nome de Deus