O que é Liberalismo Teológico?
julho 26, 2018O que é Liberalismo Teológico? Atualmente muitas pessoas tem me perguntado sobre isso. Por isso, resolvi escrever esse texto. Confira!
O que Liberalismo Teológico?
O liberalismo teológico é um movimento que surgiu a partir do iluminismo e do racionalismo. Perceba que a próprio termo é autoexplicativo.
Mas, vamos lá. O liberalismo teológico nega três coisas que são importantíssimas para um cristão.
Primeiro, nega a infalibilidade da Bíblia, ou seja, para os liberais, a Bíblia não é infalível, logo, para eles, a Bíblia “contém” falhas ou erros. Infalibilidade bíblica é a expressão teológica que descreve a crença de que a Bíblia é isenta de erros em temas de fé e prática.
Segundo, nega a inerrância da Bíblia. A inerrância é a doutrina segundo a qual, em sua forma original, a Bíblia está totalmente livre de contradições, incluindo suas partes históricas e científicas.
Por fim, nega a suficiência da Palavra de Deus. Dizer que as Escrituras são suficientes significa que a Bíblia é tudo de que precisamos para nos equipar para uma vida de fé e serviço.
O Perigo do Liberalismo Teológico
As pessoas que se aderem a esse movimento, quando sobe no púlpito para ministrar ou pregar, eles colocam a sabedoria humana acima da Palavra de Deus. Com isso, os ouvintes, a noive do Cordeiro, acaba sendo envenenada.
Infelizmente muitos seminários estão infectados com o tal do liberalismo teológico.
É muito importante estudar a Palavra de Deus, mas muito cuidado com as bibliografias que você lê ou pesquisa.
Leia também: Quais são as DEZ pragas do Egito?