O Verdadeiro Cidadão do Céu [SALMOS 15]

O Verdadeiro Cidadão do Céu [SALMOS 15]

janeiro 9, 2021 0 Por Wederson Marcos
Aprenderemos algumas características básicas sobre o verdadeiro cidadão do céu. O título em hebraico dos Salmos é Tehillim, que significa “louvores”, “cânticos”. O salmo 15 foi escrito por Davi, um dos reis de Israel. Do início ao fim do salmo 15 percebemos que o foco está na comunhão permanente com Deus.

Quem é o verdadeiro cidadão do céu?

Davi expressa o desejo de uma comunhão permanente com Deus independentemente das circunstância. Perceba que ele vai realizar uma pergunta no início do salmo:
SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? [Sl 15.1].
Em contraste com a maioria das pessoas, Davi buscava a presença de Deus em todos os momentos. Ele queria estar onde Deus estava, queria ter comunhão com Deus. Diferente da atitude comum das pessoas que buscam ajuda Divina quando estão em situações difíceis e ignora o Criador durante a maior parte do tempo. Os versos seguintes respondem algumas perguntas com as descrições de algumas qualidades que Deus exige e deseja das pessoas que andam com Ele. Definitivamente, quatro versos de um salmo não são suficientes para descrever todas as qualidades espirituais que um crente deve ter, mas servem para nortear o tipo de caráter, que, como cristãos, devemos cultivar.  
Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração. [Sl 15.2].
Deus revela a Davi algumas características positivas das pessoas que desfrutarão de uma comunhão íntima com Ele. A primeira é muito abrangente: sinceridade e/ou integridade. Ser sincero é um atributo de uma pessoa completa, ou seja, em todos os aspectos de sua vida, essa pessoa procura realizar o que correto, seguindo os padrões bíblicos. A integridade é contrária a corrupção. Consequentemente, as outras duas características exigidas de um cristão nesse verso, identificam manifestações comuns da integridade. Essa pessoa, tem compromisso firme com a justiça e com a verdade.

O servo de Deus não difama, não pratica maldade e defende o próximo!

Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo…[Sl 15.3].
No verso três temos a continuidade de exemplos de conduta de um homem íntegro, sincero. Perceba o destaque que o salmista dá no “controle da língua”. Isso não é surpreendente, pois é um tema até comum nas escrituras. Desde de Gênesis 3, encontramos exemplos das consequências das mentiras. Dois dos dez mandamentos dados no monte Sinai tratam especificamente das ações e coisas faladas. Provérbios e outros livros bíblicos faz questão de distinguir entre o bom uso e o mal uso da língua. Jesus, no sermão do Monte, fez vários comentários sobre as palavras usadas por seus seguidores. Um dos livros mais notórios ao falarmos sobre língua, talvez seja o livro de Thiago. Ele comentou a dificuldade e a importância de controlarmos a língua (Tg 3.2).

O servo de Deus não muda sua palavra e tem o caráter Divino!

Prosseguimos par a verso 4:
Aquele á cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda. [Sl 15.4].
As atitudes dos servos de Deus devem se espelhar no caráter Divino. O homem que mantem comunhão com Deus tem a mente de Deus. Acha prazer no que é correto e despreza o que é errado. Evitar e detestar pecados óbvios como homicídio, blasfêmia, adultério, roubo, muitos os ímpios fazem isso e, até melhor que alguns que se dizem cristãos. Mas, Deus exige de nós muito mais que conformidade externa em requisitos como esses. Nossas opiniões devem ser moldadas pela vontade de Deus. Além de não matar, devemos detestar a violência contra outros e o ódio que leva a tal procedimento desprezível. Por outro lado, o servo do Senhor valoriza e honra outras pessoas que demonstram a mesma disposição de honrar a Deus.

O servo de Deus é honesto nos negócios!

Aquele que não empresa o seu dinheiro com usura, nem recebe subornos contra o inocente; quem faz isso nunca será abalado. [Sl 15.5].
Para permanecer firme nos caminhos do Senhor é necessário ser honesto nos negócios. A palavra da pessoa que expressa temor ao senhor é confiável. O servo temente, cumprirá com sua palavra, mesmo que ao firmar um compromisso, por exemplo, perceba que irá se prejudicar, ele cumpre! Mas, isso é para o servo verdadeiro. Nos seus negócios ele é governado pelos princípios revelados por Deus, por isso, não age com injustiça e desonestidade. Por fim, Davi conclui dizendo que, ao seguir todos esses aspectos da integridade, o servo de Deus nunca será abalado. Resumidamente, o salmo 15 responde à pergunta: que tipo de pessoa desfruta da íntima presença de Deus e tem com Ele? Podemos inferir por essa pergunta que o crente pode dar motivo para que Deus retire a sua presença da vida dele, pela prática da iniquidade, do engano, da calúnia ou do egoísmo. Por isso, devemos examinar diariamente os nossos atos, confessar nossos pecados, abandoná-los e esforçar-nos constantemente em Cristo para nos apresentar aprovados diante de Deus (2 Tm 2.15). Além disso, esse salmo nos exortar a refletirmos que, perder a comunhão com Deus é perder tudo (1 Jo 1.6,7; 2.3-6; 3.21-24). Espero que você tenha entendido sobre o verdadeiro cidadão do céu. Quer ser um pregador mais qualificado? Clique aqui! Leia também: O que é Hermenêutica?