A Eternidade de Deus

A Eternidade de Deus

julho 13, 2018 1 Por Palavra em Prática

A eternidade de Deus é um dos atributos comunicáveis de Deus. Portanto, faz-se necessário discorrermos sobre esse assunto!

Deus criou o tempo, porém sempre esteve fora dele. A temporalidade de Deus mostra a sua transcendentalidade sobre ele. O tempo segue uma medição, para tanto, tem começo e fim. Na eternidade, não existe noção alguma de tempo, embora a ideia de eternidade seja dupla. Há uma que se relaciona com o tempo para referir-se ao antes (passado) e ao depois (futuro). O ser humano não dispõe de nenhum mecanismo psicológico que o capacite a compreender a eternidade.

A mente procura sempre encaixar-se em algum ponto de partida ou de chegada dentro do tempo, embora admita que a eternidade não se encaixe nele. A ação de Deus dentro do tempo é uma ocorrência ligada ao homem, que vive dentro da esfera do tempo. Dessa forma, Deus aparece dentro do tempo, sem, no entanto, fazer parte integrante dele, quando se revela a Moisés como o “Eu Sou”. (Ex 3.14).




O povo “antigo” reconhecia a Eternidade de Deus

O povo do antigo pacto prestou culto a Deus também por ser Ele um Deus eterno:

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade em eternidade, e todo o povo diga: Amém. Louvai ao Senhor. Salmos 106:48.

 

Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força; Daniel 2:20.




Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo.: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. Isaías 57:15.

 

Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus. Salmos 90:2.

Portanto, a mortalidade humana, quando revertida pela obra redentora de Cristo, compartilha a eternidade de Deus.:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.

Havíamos estudado sobre os atributos incomunicáveis de Deus em vários posts. Contudo, agora iremos estudar, também, sobre os atributos comunicáveis de Deus de maneira mais específica. Portanto, Aproveite!

Leia também: Jesus Filho de Davi. Entenda Porque?