O Chamado de Abraão

O Chamado de Abraão

junho 22, 2021 1 Por Palavra em Prática

O chamado de Abraão é um estudo maravilhoso que todo cristão precisa estudar e entender, por isso, preparamos esse material para você que é nosso leitor.

Significado do nome Abraão?

No hebraico significa o nome Abraão significa: “pai de uma multidão”, o fundador da nação hebréia. Até Gênesis 17:4,5, ele é chamado de Abrão, “pai da elevação”, ou “pai exaltado”, embora o sentido desse nome seja incerto. O nome mais longo evidentemente foi adotado por causa da promessa de sua numerosa posteridade.

História de Abraão?

Era nativo da Caldéia. Por meio de Eber, estava na nona geração depois de Sem, filho de Noê. Seu pai foi Terá que teve dois outros filhos, Naor e Harã, Harã morreu cedo, deixando seu filho Lô, que se apegou a seu tio Abraão. Harã também deixou duas filhas, uma das quais, Sara, tornou-se esposa de Abraão. Lemos, em Gên, 20:12, que Abraão chamou Sara de “irmã, filha de seu pai, mas não de sua mãe. Mas alguns eruditos compreendem que o hebraico diz que Harã era
meio-irmão de Abraão e, nesse caso, Sara era sobrinha de Abraão. De acordo com um hebraico elementar, isso poderia ser indicado chamando-a «irmã» de Abraão. Mas o ponto é disputado.

 




Abrão nasceu em cerca de 2333, em Ur dos caldeus (Gên. 11:28), mas todas essas datas antigas são questionáveis e incertas. Nada sabemos sobre a sua vida senão quando ele já tinha setenta anos de idade. Há tradições que procuram preencher os claros, mas mui provavelmente sem base nos fatos. Terá é apresentado como um idólatra e fabricante de idolos.

Cidade natal de Abraão (antes do chamado de Abraão)

A arqueologia moderna usualmente identifica essa cidade com a atual TeU el-Muquyyar, a 15 quilômetros a oeste de Nasireyeh, à beira do Eufrates, no sul do Iraque. Terá viajou por cerca de mil quilômetros de Ur até Harã, localizada à beira do rio Balique, tributário do Eufrates, onde se estabeleceu (Gên. 11 :26-32). Há lendas que dizem que Abraão, desgostoso com a idolatria de seu povo, foi perseguido por Ninrode e foi lançado em uma fornalha acesa, embora tivesse sido livrado da morte por um milagre. Alguns acreditavam que Abraão trouxera a astronomia (astrologia) da Caldéia para o ocidente, tendo ensinado essa ciência aos egípcios (Josefo, Ant. i.8), mas nada se sabe quanto à exatidão desses relatos, e o próprio Josefo duvidava da maioria deles.

O chamado de Abraão ou A chamada de Abraão

Abraão tinha sessenta anos de idade quando sua família deixou Ur e foi para Harã, Não sabemos dizer o motivo da imigração, embora Josefo (Ant. i.6,S) tenha dito que a razão foi a tristeza de Terá ante a morte de seu filho Harã, Mas o trecho de Judite 5:6-8 afirma que o motivo foi a revolta contra a idolatria. Outros supõem que a mudança de lugar teve razões econômicas, a fim de buscar algum lugar mais próspero.

A trajetória no chamado de Abraão

Com a idade de setenta e cinco anos, Abraão, sua esposa Sara e seu sobrinho Lô, com suas possessões, em resposta à chamada divina, partiram para a terra de Canaã, cerca de seiscentos e cinqüenta quilômetros de Harã, Durante a jornada, pernoitaram em Siquém e Betel:

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

Gênesis 12:1-2.

A princípio ele se estabeleceu no Neguebe, mas, devido a um período de escassez, continuou viagem até o Egito. Devido à sua beleza fisica, Sara atraiu a atenção do Faraô, Mas a providência divina interveio mediante pragas,  impedindo qualquer consternação. Após a crise, Abraão retornou a Neguebe (ver Gên. 12:1-20). Posteriormente, mudaram-se para as vizinhanças de Betel. E a prosperidade ditou que Abraão e Lô deveriam dividir suas possessões, tornando-se independentes um do outro. Abraão permitiu que Ló escolhesse seu território, e este escolheu o vale do Jordão e a cidade de Sodoma. Abraão estabeleceu-se na área de Hebrom. Invasores vindos do norte arrebataram cativos a Ló e aos reis do vale do Jordão, Abraão combateu-os, havendo grande matança; e dos despojos, deu dízimos a Melquisedeque, sacerdote do Deus Altissimo e rei de Salém (Gên, 14:1-24).

Gostou do conteúdo sobre o Chamado de Abraão? Compartilhe com os amigos nos grupos de WhatsApp.

Leia também: O que é Escatologia?