A Igreja como baluarte da Verdade

A Igreja como baluarte da Verdade

dezembro 8, 2017 1 Por Genilson Alvez

Em sua primeira epístola ao jovem pastor Timóteo, o apóstolo Paulo apresenta a igreja como baluarte, uma construção, um edifício cujas estruturas têm seu alicerce e fundamentos embasados na verdade que é a inerrante e infalível Palavra de Deus.

Sabemos muito bem que o papel da igreja não é definir a verdade, mas sim exibi-la, exaltá-la e proclamá-la. É certo, porém, que, mesmo a igreja não sendo a dona da verdade, ela é a agência escolhida e preparada por Deus
para a manutenção da verdade.

A verdade que Paulo salienta em sua epístola, não é algo novo ou criado de sua própria mente. A verdade que devemos sustentar é aquela dita por Cristo.

Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

(João 14.6)




Jesus é a Verdade:

Cabe aqui ressaltar o modo como a igreja deve agir sendo ela porta voz dessa verdade em meio a uma variedade de religiões e credos onde cada uma se diz portadora da verdade. A nossa atitude não é de desrespeito nem de arrogância e jamais deve ser. Todavia não podemos sob nenhuma hipótese concordar com a famosa frase utilizada por muitos, afirmando que muitos são os caminhos que levam o homem a Deus. Neste ponto nossa atitude deve ser categórica, o caminho é só Jesus. Não podemos negociar essa verdade a fim de agradar aqueles que vivem no sincretismo religioso e veem o ecumenismo como o caminho de paz entre os homens.

Jesus é a Verdade:

Os dias atuais nos apresenta um universo de uma decantada Pós-Modernidade, onde seus pensadores desdenham do conceito de verdade absoluta e, em seu lugar, tem erigido a relativização de tudo como o ponto de partida e de chegada de todas as suas cogitações epistemológicas. Este é um ponto que não podemos negociar, pois se assim o fizermos, lançaremos por terra o maior fundamento e razão de ser do cristianismo (Jo 6.68). Essa verdade não é relativa como querem alguns, essa verdade é absoluta.

Se eles se calarem as próprias pedras clamarão.

(Lucas 19.40)

Jesus é a Verdade:

É isso que precisamos proclamar! Jesus não apenas anunciou, mas se tornou o principal assunto do evangelho, é o ponto que converge a proclamação (kerigma) e a prática (praxis) da igreja. Muitas igrejas hoje têm reduzido o evangelho a um conjunto de programas, atividades, ou normas que podem até ser boas. Mas não partem do princípio básico de que, pelo pecado, o homem está completamente afastado de Deus e que, somente através de Jesus, Deus restaura esse relacionamento rompido.

Nossa missão é levantar a Cristo, para que todos possam vê-lo! Vamos juntos.

A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço.

Martinho Lutero.

Genilson Alves
Presbítero e líder de Missões na ADPEL- Vila Sul (Assembleia de Deus campo Pedro Ludovico);
Professor de EBD e do núcleo do Instituto Bíblico das Assembleias de Deus congregação Vila Sul- IBASP.
Graduando em Teologia pela faculdade Assembleiana do Brasil – FASSEB.

Leia também: Quem é o meu próximo?
Leia também: 500 anos de reforma protestante, e agora?