Como ser um bom líder – 5 Textos na Bíblia que irão te ajudar

Como ser um bom líder – 5 Textos na Bíblia que irão te ajudar

junho 30, 2018 0 Por Wederson Marcos

Como ser um bom líder? Essa tem sido a pergunta de muitos líderes cristãos. Nesse texto mostrarei 5 textos bíblicos que irão te ajudar a entender como ser bom líder, mas não basta ler, você precisa extrair desses textos bíblicos lições e colocar em prática. Vamos lá então?

Um líder guiado pelo Espírito Santo – Isaías 11.1-6:

Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com equidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio. E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. Isaías 11:1-6.




É claro que esse texto de Isaías tem um teor profético para o contexto da epóca, mas vamos extrair lições de uma boa liderença. Perceba que o Espírito do Senhor está sobre líder, logo, para uma boa liderança nos nossos dias é imprecindível uma vida de comunhão com o Espírito Santo. Infelizmente, muitos líderes tem liderado apenas com o conhecimento secular, sem se atentar para o direcionamento do Espírito Santo. O texto continua dizendo que esse líder terá o Espírito de Sabedoria e entendimento que são características essenciais em uma liderança.

Perceba no texto que o líder guiado pelo Espírito Santa será apto para aconselhar, motivar e ajudar os liderados. Mas, algo muito importante a ser ressaltado é que um bom líder é sempre temente ao SENHOR. Não adianta, se você não é temente a Deus, está fadado a ser um péssimo líder.

Um líder Justo – Isaías 32.1-5

Eis que reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo. E será aquele homem como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta. E os olhos dos que vêem não olharão para trás; e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos. E o coração dos imprudentes entenderá o conhecimento; e a língua dos gagos estará pronta para falar distintamente. Ao vil nunca mais se chamará liberal; e do avarento nunca mais se dirá que é generoso. Isaías 32:1-5.

Observando o texto fica evidente que ser justo é um atributo indispensável na vida de um líder, ou seja, as pessoas que o seguem, devem ver nele o caráter justo.




Características de um bom líder – Conselhos de Paulo à Timóteo

Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia; (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? ); Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. 1 Timóteo 3:1-7.

Esse texto de Paulo à Timóteo é muito utilizado em separação de obreiros, contudo, podemos extrair alguns pontos nesse texto que ajudarão os bons líderes na suas caminhadas. Observe o contraste das características de um bom líder:

O bom líder é irrepreensível, ou seja, não deve existir queixas à seu respeito. O bom líder é marido de um só mulher, infelizmente alguns líderes não tem seguido esse “mandamento”. O texto continua com série de atributos que um bom líder precisa ter: vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia. Além disso, não pode ser alguém imaturo, sem experiência. Por fim, um bom líder precisa ter um ótimo testemunho, pois os seus liderados o observa.

O Bom líder precisa conhecer bem a Palavra de Deus

Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns. Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade. 2 Timóteo 2:14-19.

Mais um vez Paulo escrevendo à Timóteo traz preciosas lições para nós, contudo, quero destacar dois pontos desse texto. Primeiro é que o bom líder precisa manejar bem a Palavra da Verdade, ou seja, precisa conhecer bem as Escrituras, precisa estudar a Bíblia, conhecer os textos Sagrados. O bom líder é apto para ensinar. Segundo, um bom líder, não comete falatórios profanos, fofocas e discussões vãs, ou seja, o líder é o responsável por “acabar” com isso. Ele é o responsável por instruir as pessoas que esse tipo de atitude é errada, logo, está fora de cogitação que o mesmo seja “pego” cometendo falatórios profanos, piadas infames ou coisas semelhantes. Infelizmente, isso tem acontecido de forma gritante atualmente com muitos líderes.

Um bom líder reconhece o potencial de liderança nos outros

Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância. Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Tito 1:5-9.




Dessa vez Paulo escreve várias recomendações à Tito de como deveria ser os líderes que ele fosse separar. Interessante ressaltar que o líder precisa ter capacidade para colocar as coisas em ordem. É necessário que o líder saiba identificar nos liderados suas virtudes e dar oportunidades à futuros líderes, ou seja, precisa escolher novos líderes. No texto fica claro que ao estabelecer novos líderes (presbíteros), Tito estaria organizando as coisas. Com isso, para o bom andamento da obra de Deus é necessário enxergar o valor do outro.

Atualmente, com receio de “perder” o posto, muitos líderes tem deixado essa atitude de lado. Contudo, quero acreditar que se você leu esse post até aqui é porque não agirá dessa maneira, ou seja, você colocará em prática os pontos aqui propostos.

Leia também: O que é Exegese Bíblica?
Leia também: Arrebatamento e a segunda vinda de Jesus: dois eventos distintos!
Leia também: Versículos de como ser um BOM AMIGO!