O que é Exegese Bíblica?

O que é Exegese Bíblica?

junho 27, 2018 1 Por Wederson Marcos

Uma Exegese Bíblica é um estudo analítico completo de um passagem bíblica, é feito de tal forma que se chega à sua interpretação útil. A exegese é uma tarefa teológica, mas não mística. Existem certas regras básicas e padrões sobre como fazê-la, embora os resultados possam variar em aparência, uma vez que as próprias passagens bíblicas variam bastante entre si.

Exegese Bíblica no Antigo Testamento (AT)

Para fazer exegese bíblica do AT de modo adequado você precisa se tornar uma espécie de “generalista”. Logo, você se envolverá com as funções e os sentidos das palavras (linguística); com a análise da literatura e do discurso (filologia); com a teologia, claro; com a história; com a transmissão dos escritos bíblicos (crítica textual); com a estilística, com a gramática e a análise de vocábulos. Além das áreas citas, você precisará se envolver também com a vagamente definida, mas inescapavelmente importante, área da sociologia.




As habilidades naturais intuitivas são úteis, mas não substituem o trabalho árduo e cuidadoso de pesquisa em primeira mão. Como processo, a exegese pode ser algo bastante monótono. Felizmente, porém, seus resultados geralmente são encorajadores. Todavia, sejam encorajadores ou não, os resultados dever ser, pelo menos, de valor prático genuíno para o crente, ou, então, alguma coisa está errada com a exegese.

Exegese no Novo Testamento

O termo “exegese” é usado nesse artigo num sentido conscientemente limitado para referir-nos à investigação histórica do significado de um texto bíblico. A pressuposição subjacente a essa tarefa é que os livros bíblicos tiveram “autores” e “leitores”, e que os autores pretendiam que seus leitores entendessem o que eles escreviam. Veja, por exemplo: 1 Co 5.9-11; 1 Jo 2.1.

Exegese, portanto, responde à seguinte questão: Qual era o significado que o autor bíblico queria comunicar? Exegese refere-se tanto ao que ele disse, ou seja, o contexto propriamente dito, quanto o por que ele o disse num determinado lugar, ou seja, o contexto literário, claro, na medida em que isso pode ser descoberto, dada nossa distância em tempo, linguagem e cultura. Além disso, a exegese ocupa-se, fundamentalmente, com a intencionalidade: O que o autor bíblico tencionava que seus leitores originais compreendessem?

Leita também: Arrebatamento e a segunda vinda de Jesus: dois eventos distintos!
Leia também: A Soberania de Deus!
Leia também: Versículos de como ser um BOM AMIGO!