A Onipresença de Deus [Atributos de Deus]

Ao lado da onisciência está o atributo da onipresença. “O(m)ni”, do latim, significa “tudo”. Assim, por onipresença, entendemos que Deus está presente em todos os lugres ao mesmo tempo, comportando-se de modo peculiar em cada um deles. São muitos os textos bíblicos que falam da onipresença de Deus.:

Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não veja? – diz o Senhor. Porventura, não encho eu os céus e a terra? – diz o Senhor. (Jr 23.23,24).

O Salmo 139 condensa os atributos de onisciência, da onipresença e da onipotência de Deus.:

Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim (Sl 139.7-10).




Deus preenche todos os espaços, até mesmo o espaço ocupado pelos ímpios, e o ser dos próprios ímpios.:

‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’ (At 17.28).

Essa declaração pode, em princípio, parecer contraditória, uma vez que a Bíblia diz que os ímpios estão separados de Deus.:

Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração. (Ef 4.18).

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. (Is 59.2).

Mas é preciso lembrar o que foi dito anteriormente, que Deus está presente em todos os lugares ao mesmo tempo, comportando-se de modo peculiar em cada um deles. Há três razões pelas quais Deus está presente na vida de uma pessoa, seja ela salva ou ímpia.: para sustentar, para punir e para abençoar. No caso dos ímpios, a presença de Deus na vida deles tem como finalidade sustentar e, algumas vezes, punir.

A presença de Deus para punir:

Vi o Senhor, que estava em pé sobre o alto, e me disse: Fere o capitel, e estremeçam os umbrais, e faze tudo em pedaços sobre a cabeça de todos eles; e eu matarei à espada até ao último deles; o que fugir dentre eles não escapará, nem o que escapar dentre eles se salvará. Ainda que cavem até ao inferno, a minha mão os tirará dali; e, se subirem ao céu, dali os farei descer. E, se se esconderem no cume do Carmelo, buscá-los-ei e dali os tirarei; e, se se ocultarem aos meus olhos no fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os morderá. E, se forem para o cativeiro diante de seus inimigos, ali darei ordem à espada para que os mate; e eu porei os meus olhos sobre eles para mal e não para bem. (Am 9.1-9)

Deus esteve presente na vida de Moisés para abençoar:

Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. (Ex 33.14).

Davi expõe essa certeza em sua oração:

Agora, pois, foste servido abençoares a casa de teu servo, para que esteja perpetuamente diante de ti; porque tu, SENHOR, a abençoaste, e ficará abençoada para sempre. (1 Co 17.27).

Na vida de Paulo:

Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. (At 18.10).

Leia também: A Onisciência de Deus [Atributos de Deus]
Leia também: A Sabedoria de Deus [Atributos de Deus]

 




A Onipresença de Deus [Atributos de Deus]
Classificado como:    

2 opiniões sobre “A Onipresença de Deus [Atributos de Deus]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *