Harã Significado Hebraico

Harã Significado Hebraico

abril 24, 2018 0 Por Wederson Marcos dos Santos

Qual significado hebraico de Harã?

Harã no hebraico significa, “ressecado”. Se transliterássemos o nome para o português teríamos Charan. O texto grego da Septuaginta diz Charran (confira Atos 7.4), e a Vulgata Latina, CharraeHarã também é nome próprio no Hebraico, abordaremos mais adiante nesse texto.

Significado de Harã como lugar ou região.

Essa região ficava localizada cerca de 32 km a sudeste de Urfa (Edessa), às margens do rio Bali. Ficava na estrada principal que parti de Nínive até às margens do rio Eufrates e era um centro comercial importante, assim como Tiro, confira (Ez 27.23).




Algumas escavações demonstram que Harã estava sendo habitada há pelo menos 3.000 a.C. A princípio foi dominada pelos assírios, e por longo tempo foi uma capital provincial assíria (também chamada Tartã). Posteriormente tornou-se capital dos assírios, até que foi capturada pelos babilônios em 609 a.C.

As ruínas dessa localizada, até hoje existentes, pertencem, em sua maioria, ao período da dominação romana, no qual o local da cidade ficava nas proximidades de Harã, perto do lugar onde os partos derrotaram Crasso (53 a.C).

Significado de Harã como nome de pessoas.

Existem três homens como o esse nome na Bíblia, por exemplos:




  1. Primeiro, temos um filho de Terá, irmão de Abraão e Naor. Ele era o pai de Ló e tinha duas filhas chamadas Milca e Iscá (Gn 11.27-31). Ao que parece, faleceu antes de seu pai, Terá, o que parece ter sido um caso raro, porquanto é mencionado. Muitos estudiosos têm pensado que esse nome significa forte ou eliminado. Provavelmente ele viveu por volta de 1990 a.C. Interessante é observar que Iscá, filha de Harã, é considerada por alguns antigos como a mesma Sara, esposa de Abraão. Entre esses poderíamos citar Josefo. Contudo, não se sabe qual a base para essa opinião.
  2. Há também um levita gersonita, da família de Simei, que viveu nos dias de Davi (1 Cr 23.9). Aparentemente ele viveu por volta de 1014 a.C.
  3. Por fim, temos um filho de Calebe e sua concubina, Efá, tinha esse nome (Veja 1 Cr 2.46). Ele viveu por volta de 1618 a.C.

Portanto, aprendemos o significado de Harã no hebraico, além de ver aplicações desse nome na Bíblia. Também aprendemos que Harã foi uma região e que também o nome Harã foi utilizado como nome próprio de pelo menos três personagens da Bíblia.

Leia também: Atributos Comunicáveis de Deus!
Leia também: As Marcas de Cristo!